PLANTA DE TRATAMENTO DE ESGOTO
O termo “planta de tratamento de esgoto” (ou “obras de tratamento de esgoto” em alguns países) é hoje muitas vezes substituído com o termo de tratamento de águas residuais planta estação ou tratamento de águas residuais.
O esgoto pode ser tratado próximo ao local de origem do esgoto, que pode ser denominado de sistema “descentralizado” ou mesmo “in loco” (em fossas sépticas , biofiltros ou sistemas de tratamento aeróbio ). Alternativamente, o esgoto pode ser coletado e transportado por uma rede de tubos e estações de bombeamento para uma estação de tratamento municipal. Isso é chamado de sistema “centralizado” (veja também esgoto e tubulações e infraestrutura ).
Origens do esgoto
O esgoto é gerado por estabelecimentos residenciais, institucionais, comerciais e industriais. Inclui resíduos domésticos líquidos de banheiros , banheiras , chuveiros , cozinhas e pias que drenam para esgotos . Em muitas áreas, o esgoto também inclui resíduos líquidos da indústria e do comércio. A separação e drenagem de resíduos domésticos em águas cinzas e negras está se tornando mais comum no mundo desenvolvido, com a água cinza tratada sendo permitida para uso na irrigação de plantas ou reciclada para descargas em vasos sanitários.
Mistura de esgotos com a água da chuva
O esgoto pode incluir escoamento de águas pluviais ou escoamento urbano . Os sistemas de esgoto capazes de lidar com as águas pluviais são conhecidos como sistemas de esgoto combinados . Este projeto era comum quando os sistemas de esgoto urbano foram desenvolvidos pela primeira vez, no final do século 19 e no início do século 20. [3] : 119 Os esgotos combinados requerem instalações de tratamento muito maiores e mais caras do que os esgotos sanitários . Grandes volumes de escoamento de tempestade podem sobrecarregar o sistema de tratamento de esgoto, causando derramamento ou transbordamento. Os esgotos sanitários são normalmente muito menores do que os esgotos combinados e não são projetados para transportar águas pluviais. Backups de esgoto bruto podem ocorrer se infiltração / influxo excessivo(diluição por águas pluviais e / ou subterrâneas) é permitida em um sistema de esgoto sanitário. As comunidades que se urbanizaram em meados do século 20 ou mais tarde geralmente construíram sistemas separados para esgoto (esgoto sanitário) e águas pluviais, porque a precipitação causa uma grande variação nos fluxos, reduzindo a eficiência da estação de tratamento de esgoto.
À medida que a chuva atinge os telhados e o solo, ela pode acumular vários contaminantes, incluindo partículas do solo e outros sedimentos , metais pesados , compostos orgânicos , resíduos animais e óleo e graxa . Algumas jurisdições exigem que as águas pluviais recebam algum nível de tratamento antes de serem despejadas diretamente nos cursos d’água. Exemplos de processos de tratamento usados para águas pluviais incluem bacias de retenção , pântanos , abóbadas enterradas com vários tipos de filtros de mídia e separadores de vórtice (para remover sólidos grosseiros).
Efluentes industriais
Artigo principal: Tratamento de águas residuais industriais
Em países desenvolvidos altamente regulamentados, o efluente industrial geralmente recebe pelo menos um pré-tratamento, se não um tratamento completo, nas próprias fábricas para reduzir a carga poluente, antes do despejo no esgoto. Este processo é denominado tratamento de águas residuais industriais ou pré-tratamento. O mesmo não se aplica a muitos países em desenvolvimento onde o efluente industrial tem maior probabilidade de entrar no esgoto, se existir, ou mesmo no corpo receptor, sem pré-tratamento.
As águas residuais industriais podem conter poluentes que não podem ser removidos pelo tratamento convencional de esgoto. Além disso, o fluxo variável de resíduos industriais associado aos ciclos de produção pode perturbar a dinâmica populacional das unidades de tratamento biológico, como o processo de lodo ativado .
Etapas do processo
Visão geral
A coleta e o tratamento de esgoto nos Estados Unidos normalmente estão sujeitos aos regulamentos e normas locais, estaduais e federais.
O tratamento de águas residuais tem como objetivo produzir um efluente que causará o mínimo de danos possível quando descartado no meio ambiente, evitando assim a poluição em comparação com a liberação de águas residuais não tratadas no meio ambiente.
O tratamento de esgoto geralmente envolve três etapas, chamadas de tratamento primário, secundário e terciário.
O tratamento primário consiste em reter temporariamente o esgoto em uma bacia quiescente onde sólidos pesados podem se depositar no fundo enquanto óleo, graxa e sólidos mais leves flutuam para a superfície. Os materiais sedimentados e flutuantes são removidos e o líquido remanescente pode ser descartado ou submetido a tratamento secundário. Algumas estações de tratamento de esgoto que são conectadas a um sistema de esgoto combinado têm um arranjo de desvio após a unidade de tratamento primária. Isso significa que durante eventos de chuvas muito fortes, os sistemas de tratamento secundário e terciário podem ser contornados para protegê-los de sobrecarga hidráulica, e a mistura de esgoto e águas pluviais recebe apenas tratamento primário.
O tratamento secundário remove matéria biológica dissolvida e suspensa. O tratamento secundário é normalmente realizado pormicrorganismos nativos da água em um habitat manejado. O tratamento secundário pode exigir um processo de separação para remover os microrganismos da água tratada antes da descarga ou do tratamento terciário.
O tratamento terciário é algumas vezes definido como algo mais do que o tratamento primário e secundário, a fim de permitir a ejeção em um ecossistema altamente sensível ou frágil (estuários, rios de baixo fluxo, recifes de coral …). A água tratada às vezes é desinfetada química ou fisicamente (por exemplo, por lagoas e microfiltração ) antes de descarregar em um riacho , rio , baía , lagoa ou pântano , ou pode ser usada para a irrigação de um campo de golfe, greenway ou parque. Se for suficientemente limpo, também pode ser usado para recarga de águas subterrâneas ou para fins agrícolas.
Deseja um orçamento para sua estação de tratamento de esgoto ou manutenção?
Entre em contato nos canais abaixo agora:
???? (92) 3215 2050 Fixo
Whatsapp: (92)99981-2223
???? contato@dfcoelhoambiental.com.br
???? https://www.dfcoelhoambiental.com.br
Endereço: Av. Castelo Branco, 102 Lj. 02 – Cachoeirinha
Comente, dê o seu like e nos siga nas redes sociais.
????????????????????????????????????????????????????????