O que é o tratamento de águas residuais
O que é o tratamento de águas residuais?
O tratamento de águas residuais é o processo de conversão de águas residuais – água que já não é necessária ou que já não é adequada para utilização – em águas de porão que podem ser descarregadas para o ambiente . É formado por uma série de atividades, incluindo banho, lavagem, uso do banheiro e escoamento de águas pluviais. Águas residuais estão cheias de contaminantes, incluindo bactérias, produtos químicos e outras toxinas. Seu tratamento visa reduzir os contaminantes a níveis aceitáveis para tornar a água segura para a descarga de volta ao meio ambiente.
Existem duas estações de tratamento de águas residuais, nomeadamente a de tratamento químico ou físico e a de tratamento biológico de águas residuais. As estações de tratamento de resíduos biológicos utilizam matéria biológica e bactérias para decompor os resíduos. As instalações de tratamento de resíduos físicos usam reações químicas, bem como processos físicos para tratar águas residuais. Os sistemas de tratamento biológico são ideais para o tratamento de águas residuais de residências e estabelecimentos comerciais. As estações de tratamento de águas residuais físicas são usadas principalmente para tratar águas residuais de indústrias, fábricas e empresas de manufatura. Isso ocorre porque a maioria das águas residuais dessas indústrias contém substâncias químicas e outras toxinas que podem prejudicar o meio ambiente .
Segundo a Wikipedia,
“O tratamento de águas residuais é um processo para converter as águas residuais – que já não são necessárias ou adequadas para a sua utilização mais recente – num efluente que pode ser devolvido ao ciclo da água com o mínimo de problemas ambientais ou reutilizado.Este último é chamado de recuperação de água e implica evitar o descarte pelo uso de efluentes de águas residuais tratadas para diversos fins. ”
Processo de tratamento de águas residuais passo a passo
A seguir, um processo passo a passo de como o efluente é tratado:
1. Coleta de Águas Residuais
Este é o primeiro passo no processo de tratamento de águas residuais. Os sistemas de coleta são implementados pela administração municipal, proprietários de residências e proprietários de empresas para garantir que toda a água residual seja coletada e direcionada para um ponto central. Essa água é então direcionada para uma estação de tratamento usando sistemas de drenagem subterrâneos ou por exaustores produzidos e operados por pessoas de negócios. O transporte de águas residuais deve, no entanto, ser feito em condições higiênicas. Os tubos ou trilhos devem ser à prova de vazamento e as pessoas que oferecem os serviços exaustivos devem usar roupas de proteção.
2. Controle de Odor
Na estação de tratamento, o controle de odores é muito importante. Águas residuais contém muitas substâncias sujas que causam um mau cheiro ao longo do tempo. Para garantir que as áreas ao redor estejam livres do mau cheiro, os processos de tratamento de odor são iniciados na estação de tratamento. Todas as fontes de odor são contidas e tratadas usando produtos químicos para neutralizar os elementos que produzem mau cheiro. É o primeiro processo de tratamento de águas residuais e é muito importante.
3. Triagem
Este é o próximo passo no processo de tratamento de águas residuais. A triagem envolve a remoção de objetos grandes, por exemplo, fraldas, cotonetes, plásticos, fraldas, panos, itens sanitários, fraldas, lenços faciais, garrafas quebradas ou tampas de garrafas que, de uma forma ou de outra, podem danificar o equipamento. O não cumprimento desta etapa resulta em constantes problemas de máquinas e equipamentos. Equipamentos especialmente projetados são usados para se livrar de grãos que normalmente são lavados nas linhas de esgoto pela água da chuva. Os resíduos sólidos removidos das águas residuais são então transportados e descartados em aterros sanitários .
4. Tratamento Primário
Este processo envolve a separação da matéria sólida macrobiótica da água residual. O tratamento primário é feito despejando as águas residuais em grandes tanques para que a matéria sólida se estabeleça na superfície dos tanques. O lodo, o resíduo sólido que se deposita na superfície dos tanques, é removido por grandes raspadores e é empurrado para o centro dos tanques cilíndricos e depois bombeado para fora dos tanques para posterior tratamento. A água restante é então bombeada para tratamento secundário.
5. Tratamento Secundário
Também conhecido como o processo de lodo ativado, o estágio de tratamento secundário envolve a adição de lodo de sementes ao efluente para garantir que ele seja decomposto ainda mais. O ar é primeiramente bombeado para enormes tanques de aeração que misturam as águas residuais com o lodo que é basicamente uma pequena quantidade de lodo, que alimenta o crescimento de bactérias que usam oxigênio e o crescimento de outros microorganismos pequenos que consomem a matéria orgânica restante. Este processo leva à produção de grandes partículas que se depositam no fundo dos enormes tanques. A água residual passa pelos grandes tanques por um período de 3-6 horas.
6. Manipulação de bio-sólidos
A matéria sólida que se estabelece após os estágios de tratamento primário e secundário é direcionada aos digestores. Os digestores são aquecidos à temperatura ambiente. Os resíduos sólidos são então tratados por um mês, onde são submetidos à digestão anaeróbica. Durante este processo, os gases metano são produzidos e há uma formação de bio-sólidos ricos em nutrientes que são reciclados e desaguados em empresas locais. O gás metano formado é normalmente usado como fonte de energia nas estações de tratamento. Pode ser usado para produzir eletricidade em motores ou simplesmente para dirigir equipamentos da fábrica. Este gás também pode ser usado em caldeiras para gerar calor para os digestores.
Esta fase é semelhante à utilizada pelas estações de tratamento de água potável que limpam a água bruta para fins de consumo. O estágio terciário de tratamento tem a capacidade de remover até 99% das impurezas das águas residuais. Isso produz água efluente que está perto da qualidade da água potável. Infelizmente, esse processo tende a ser um pouco caro, pois requer equipamentos especiais, operadores de equipamentos bem treinados e altamente qualificados, produtos químicos e um fornecimento constante de energia. Todos estes não estão prontamente disponíveis.
8. Desinfecção
Após a fase de tratamento primário e o processo de tratamento secundário, ainda existem algumas doenças que causam organismos nas águas residuais remanescentes tratadas. Para eliminá-los, as águas residuais devem ser desinfetadas por pelo menos 20 a 25 minutos em tanques que contenham uma mistura de cloro e hipoclorito de sódio. O processo de desinfecção é parte integrante do processo de tratamento porque protege a saúde dos animais e as pessoas locais que usam a água para outros fins. O efluente (águas residuais tratadas) é posteriormente liberado no meio ambiente através dos canais de água locais.
9. Tratamento de Lodo
O lodo que é produzido e coletado durante os processos de tratamento primário e secundário requer concentração e espessamento para permitir processamento adicional. É colocado em tanques de espessamento que permitem que ele se estabeleça e depois se separe da água. Esse processo pode levar até 24 horas. A água restante é coletada e enviada de volta para os enormes tanques de aeração para posterior tratamento. O lodo é então tratado e enviado de volta ao meio ambiente e pode ser usado para uso agrícola.
O tratamento de águas residuais tem vários benefícios. Por exemplo, o tratamento de águas residuais assegura que o meio ambiente seja mantido limpo, não haja poluição da água , utilize o recurso natural mais importante ; Água, a água tratada pode ser usada para máquinas de refrigeração em fábricas e indústrias, previne o surto de doenças transmitidas pela água e, mais importante, garante que há água adequada para outros fins, como a irrigação.
Conclusão
Em resumo, o processo de tratamento de águas residuais é um dos mais importantes processos de conservação ambiental que devem ser incentivados em todo o mundo. A maioria das estações de tratamento de águas residuais tratam as águas residuais de casas e locais comerciais. Usinas industriais, refinarias e usinas de tratamento são geralmente tratadas nas instalações do local. Essas instalações são projetadas para garantir que as águas residuais sejam tratadas antes de serem liberadas para o ambiente local. Parte da água é usada para resfriar as máquinas dentro das plantas e tratada novamente. Eles tentam garantir que nada seja perdido. É ilegal descartar águas residuais não tratadas em rios, lagos, oceanos ou no meio ambiente e, se for considerado culpado, pode-se ser processado.