Água Limpa e Esgoto
Água limpa e acessível para todos é uma parte essencial do mundo em que queremos viver e há água doce suficiente no planeta para conseguir isso. No entanto, devido à má economia ou infra-estrutura deficiente, milhões de pessoas, incluindo crianças, morrem todos os anos de doenças associadas a abastecimento de água, saneamento e higiene inadequados.
A escassez de água, a má qualidade da água e o saneamento inadequado afetam negativamente a segurança alimentar, as escolhas de subsistência e as oportunidades educacionais para famílias pobres em todo o mundo. Atualmente, mais de 2 bilhões de pessoas estão vivendo com o risco de reduzir o acesso aos recursos de água doce e, em 2050, pelo menos uma em cada quatro pessoas provavelmente viverá em um país afetado por escassez crônica ou recorrente de água doce. Secas específicas afligem alguns dos países mais pobres do mundo, agravando a fome e a desnutrição. Felizmente, houve grande progresso na última década em relação a fontes de bebida e saneamento, onde mais de 90% da população mundial agora tem acesso a fontes melhoradas de água potável.
Para melhorar o saneamento e o acesso à água potável, é preciso aumentar o investimento na gestão de ecossistemas de água doce e instalações de saneamento em nível local em vários países em desenvolvimento da África Subsaariana, Ásia Central, Ásia
Fatos:
- 1 em cada 4 unidades de saúde carece de serviços básicos de água
- 3 em cada 10 pessoas não têm acesso a serviços de água potável com segurança e 6 em cada 10 pessoas não têm acesso a instalações sanitárias seguras.
- Pelo menos 892 milhões de pessoas continuam praticando a defecação a céu aberto.
- Mulheres e meninas são responsáveis pela coleta de água em 80% dos domicílios sem acesso à água nas dependências.
- Entre 1990 e 2015, a proporção da população global que utiliza uma fonte melhorada de água potável aumentou de 76% para 90%.
- A escassez de água afeta mais de 40% da população global e está projetada para aumentar. Mais de 1,7 bilhão de pessoas vivem atualmente em bacias hidrográficas, onde o uso da água excede a recarga.
- 2,4 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico, como banheiros ou latrinas
- Mais de 80% das águas residuais resultantes de atividades humanas são descarregadas em rios ou mar sem qualquer remoção de poluição
- A cada dia, quase 1.000 crianças morrem devido a doenças diarreicas relacionadas à água e ao saneamento evitáveis.
- Aproximadamente 70% de toda a água captada de rios, lagos e aqüíferos é usada para irrigação
- Inundações e outros desastres relacionados à água são responsáveis por 70% de todas as mortes relacionadas a desastres naturais.